A Lua de Mel

luademelApenas pela capa e pelo título não iria ler, certamente, este livro que em boa hora me foi recomendado.

No entanto, esta é a prova de que devemos ultrapassar preconceitos e, sobretudo, saber que os livros valem pelo seu conteúdo e não pelo título e capa que alguém lhes atribuiu, algures.

O livro relata uma semana na vida de um casal de Oslo, que parte para uma viagem conjunta. No entanto, Johanna parte para participar de um congresso sobre literatura, e Vigar acompanha-a na expectativa de conseguir uma segunda lua de mel, após 13 anos de casamento.

Vigar considera-se progressista, de bem com a vida, bem sucedido, com um casamento imaculado e seguro (“como já não não se vê”!), e que alimenta de forma igual àquela que viu os seus pais conduzirem o seu próprio casamento. Que mais se pode querer do que uma vida estável, com filhos maravilhosos, trabalho, umas férias em Dubrovnik de quando em quando, uma casa bem situada e confortável e uma mulher linda como Johanna?

Por entre a tundra norueguesa, num início de outono, Vigar vai ver todos os alicerces em que assentava a sua vida colocados em causa e confrontar-se com as inesperadas infidelidades e infelicidade conjugal e sexual de sua mulher.

Pode um casamento resistir a tais revelações? O que espera Vigar e Johanna após aquela semana?

E é no dissecar dos sentimentos e sensações e pensamentos quer do ponto de vista de um homem quer de uma mulher que este escritor é brilhante, contundente, realista, sábio.

Knut Faldbakken é um escritor norueguês, nascido em 1941, na cidade de Hamar, e é tido como sendo “adorado pelas mulheres e receado pelos homens”.

Este livro é um aprendizagem forte e tocante do que é o casamento e do que dele se espera por entre o emaranhado dos dias e as expectativas dos envolvidos.

Gostei muito e aconselho!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s