O Livro da Alegria – Dalai Lama, Desmond Tutu com Douglas Abrams

9789898855107Na Roda temos, vários de nós, um hábito curioso… assinalar as passagens preferidas com post-its… e, por graça, acabamos muitas vezes a “medir” o quanto gostamos de um livro pela quantidade de post-its que dão cor às margens das folhas…

E há livros sobre os quais é muito difícil opinar…

“O Livro da Alegria” é, para mim, paradigmático das duas situações… é um livro cheio de cor, tantas as passagens que assinalei, e é um livro sobre o qual estou com séria dificuldade de passar a escrito a minha opinião…

Quase poderia ter selecionado o livro de fio a pavio em passagens e frases que destacaria.

Este é, facilmente, um livro que não hesito recomendar a todos sem exceção. Um livro sobre crescimento interior, sem fórmulas mágicas, que responde a muitas das questões que me coloco. Um livro que não versa sobre nenhuma religião, mas antes sobre filosofia de vida e sobre a alegria, na certeza de que a tristeza e as dificuldades fazem parte da vida e não há como fugir-lhes, a forma como as encaramos e enfrentamos e que faz a diferença.

Um livro que pode inspirar se nos quisermos deixar inspirar por ele. Tudo está apenas e só nas nossas mãos.

 

Excertos

“A dor é inevitável; o sofrimento é opcional” (p. 48)

“Existem quatro circuitos cerebrais independentes que influenciam o nosso bem-estar duradouro, explicou Richard Davidson (neurocientista). O primeiro é ‘a nossa capacidade para manter estados positivos’. (…) O segundo circuito é responsável pela ‘nossa capacidade para recuperar de estados negativos’. (…) O terceiro circuito, também independente mas essencial para os outros, é a ‘nossa capacidade para nos focarmos e evitarmos a divagação da mente’. O quarto e último circuito é ‘a nossa capacidade para sermos generosos’. (…)” (p.65)

“(…) Shantideva: se existir uma forma de ultrapassar uma situação, então, em vez de sentirem demasiada tristeza, demasido medo, ou demasiada raiva, façam um esforço para mudar a situação. Se não houver nada que possam fazer para mudar a situação, então não há necessidade de medo, nem de tristeza, nem de raiva. (…)” (p. 162)

“(…) nas nossas vidas baseadas em ter coisas e em gastar dinheiro, a compaixão é, no melhor dos casos, um luxo e, no pior, uma parvoíce contraproducente dos fracos. Contudo, a ciência da evolução vê hoje a cooperação e as suas emoções essenciais da empatia, da compaixão e da generosidade como fundamentais para a sobrevivência da nossa espécie. (…)” (p. 242)

 

Sinopse

Como encontrar alegria num mundo em constante sofrimento?

Esta é a questão intemporal a que se propuseram responder dois grandes mestres espirituais do nosso tempo: Sua Santidade o Dalai Lama e o Arcebispo Desmond Tutu. Ambos viveram vidas tumultuosas e repletas de sofrimento, mas foram capazes de descobrir a paz, a coragem e a alegria a que todos podemos aspirar. A sua coragem, resiliência e esperança inabalável na humanidade inspiram milhões de pessoas em todo o mundo.

Por ocasião do aniversário de Sua Santidade, estes dois grandes amigos encontraram-se na Índia. Durante uma semana marcada pela boa disposição, refletiram sobre as suas experiências e partilharam a sua sabedoria sobre como viver com alegria perante todas as adversidades que se nos colocam. São estes ensinamentos que agora podemos encontrar nesta obra inédita, assim como um conjunto de exercícios práticos que visam ajudar os leitores a superar os obstáculos à alegria e a alcançar uma felicidade duradoura. Alguns desses exercícios são práticas que o Dalai Lama e o Arcebispo Tutu usam diariamente e que constituem âncoras das suas vidas emocionais e espirituais.

Um livro único em que dois galardoados com o Prémio Nobel da Paz partilham com o mundo os seus pensamentos, crenças e espiritualidade.

 

Nascente, 2017

Livro da Alegria

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s