Foco – Daniel Goleman

27804406Porque nem só de ficção vive o Homem, 2016 foi um ano em que dediquei algum tempo à leitura de ensaios e estudos.

Esta não foi a minha primeira leitura de Goleman.

Guru de renome da psicologia e do estudo do comportamento humano, o autor de ‘Inteligência Emocional’ dedica em ‘Foco’ especial atenção à necessidade de concentração e atenção numa época em que os seres humanos estão cada vez mais dispersos e são alvo das mais variadas distrações.

Que tipos de atenção existem e como os podemos treinar. Um livros recheado de exemplos de treino desportivo aplicado à mente e de como o treino mental é fundamental para o sucesso desportivo, e de exemplos das tecnologias.

“As distrações mais poderosas são as nossas emoções: qualquer coisa acerca da qual tenhamos sentimentos poderosos atrai a nossa atenção. As pessoas que são mais focadas conseguem resistir a essa atração magnética e manter-se focadas noutra coisa.” (p. 25)

Um livro cheio de correlações interessantes, mas também com alguns lugares-comuns – criatividade e intuição vs racionalismo – uma obra sobre a cognição, empatia. Porém também encontrei algo que me desagradou… a emissão de alguns juízos de valor.

Um autor que cita Einstein, António Damásio, entre outros pensadores, mas também master Yoda – “o vosso foco é a vossa realidade” (p.11).

“Eu sempre quis simplesmente aprender tudo, compreender todas as pessoas à minha volta – por que razão pensavam o que pensavam, por que razão faziam o que faziam, o que resultava com elas e o que não resultava.” (p. 127 – Alan Mulally, diretor executivo da Ford Motor Company)

“Podes planear para os próximos cem anos, mas não sabes o que vai acontecer no momento seguinte.” (p. 183 – Neem Karoli Baba, yogi indiano)

 

Sinopse

O autor do bestseller internacional ‘Inteligência Emocional’ regressa com uma análise pioneira do recurso mais escasso dos nossos dias e o segredo para a excelência na vida pessoal e profissional: a atenção.

Ao longo de mais de duas décadas, o psicólogo e jornalista Daniel Goleman tem-nos mostrado o que há de inovador, surpreendente e importante nas ciências humanas. Neste livro, aborda todas as especificidades da ciência da atenção, promovendo um debate há muito adiado sobre este pouco conhecido e subvalorizado recurso mental que assume uma importância enorme para a maneira como vivemos a nossa vida. O funcionamento da atenção assemelha-se muito ao de um músculo: se a utilizarmos mal, definha; se a trabalharmos bem, desenvolve-se. Numa época de distrações inesgotáveis, Goleman argumenta persuasivamente que agora, mais do que nunca, devemos aprender a apurar o nosso foco se queremos lidar com um mundo complexo e ser bem-sucedidos.

Combinando investigação com descobertas empíricas, ‘Foco’ revela o que distingue os especialistas dos amadores e as estrelas dos artistas medianos. Em última análise, apela aos leitores para que prestem atenção não apenas ao que consideram de maior importância pessoal, mas também aos problemas prementes do mundo, como a pobreza e a vulnerabilidade dos sem-poder. Goleman incita-nos a olharmos para o futuro e a não nos limitarmos às exigências enganadoramente simples do aqui e do agora.
Temas & Debates, 2014

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s