Concerto em Memória de Um Anjo – Eric-Emmanuel Schmitt

concerto

“Sinto-me genuinamente feliz ao descobrir livros e autores que não conhecia.”  Tal como o autor sinto-me genuinamente feliz. Através do diário de escrita que tem por hábito incluir nos livros li esta e outras considerações quando comparava o valor de um romance ou de um livro de contos. O tamanho de um livro é outro dos aspectos a que também sou sensível e pondero a minha disponibilidade e disposição quando são muitas as páginas.

A escrita clara, limpa e bela é para repetir em outros textos mas um livro de contos é um bom ponto de partida. Quatro contos, quatro narrativas curtas reduzidas ao essencial. Um projecto global com o tema da evolução segundo as escolhas ou os traumas e a velha questão de que a mudança se pode ou não dar deliberadamente. O autor defende que o homem não muda: ele corrige-se. 

A mulher venenosa” é uma velha senhora da província que conseguiu matar três maridos e sair ilibada das acusações mas não da condenação publica e com isso, tornou-se uma atração turística.

“O Regresso” é sobre um marinheiro que recebe a noticia da morte de uma das suas quatro filhas mas desconhece qual e com isso, corrige-se.

“Concerto em memória de um anjo” é sobre as terríveis consequências de um ato criminoso entre dois promissores talentos musicais. Uma redenção encontra uma danação muitos anos depois.

E por fim, “Um amor no Eliseu” é um amor dessincronizado no elitista mundo dos ricos, privilegiados e poderosos.

A capa induz em erro como sendo literatura sobre anjos ou do fantástico e deste modo, pode passar despercebido aos mais distraídos. Na verdade, acho que se tratam de quatro belas histórias de amor.

Muito bom. Com uma tradução irrepreensível.

Sinopse: Que relação existe entre uma mulher que envenena sucessivamente os seus maridos e um presidente da República apaixonado? Qual a ligação entre um simples e honesto marinheiro e um escroque internacional que vende bugigangas religiosas fabricadas na China?

Por que milagre uma imagem de Santa Rita, padroeira das causas perdidas, assume o papel de guia misteriosa das suas existências? Todas estas personagens tiveram a possibilidade de se redimir, de escolher a luz em vez da sombra. A todas foi um dia oferecida a salvação. Algumas aceitaram-na, outras recusaram-na, outras ainda não souberam reconhecê-la.

Concerto em Memória de Um Anjo são quatro histórias ligadas entre si e que exploram uma questão: Somos livres ou estamos presos a um destino? Será que podemos mudar?

Anúncios

Um pensamento sobre “Concerto em Memória de Um Anjo – Eric-Emmanuel Schmitt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s