À minha filha em França – Barbara e Stephanie Keating

image“À minha filha em França, Solange de Valnay, residente em Domaine de Valnay, St. Joseph de Carne, Languedoc, deixo o remanescente do meu património”

É assim, com este excerto do testamento de Richard Kirwan, recentemente falecido, que começa esta história, agitando a tranquilidade de duas famílias (uma na Irlanda e outra em França) que até então não se conheciam.

Absolutamente surpreendente este “À minha filha em França”. Não porque estivesse à espera que fosse mau, nem sequer mediano, porque isso não me acontece com livros veementemente recomendados pela minha mãe, mas as voltas que estas história dá e a forma como somos conduzidos por essas curvas e contra-curvas é extraordinária.

Não estava a contar com uma história de guerra (ainda para mais uma história da segunda guerra mundial mas com a sua base na Irlanda…); não estava a espera de uma visão do lado da resistência e dos judeus que ficaram em Paris; não estava à espera da mistura com a Suíça e a Suécia; não estava à espera de heróis marinheiros irlandeses.

“À minha filha em França” é um romance imersivo que alterna entre o pré, o durante e o pós guerra de uma forma tão perfeita que nos nos momentos em que são relatados os acontecimentos mais antigos nos sentimos literalmente no sofá, à lareira, a ouvir a nossa avó a contar-nos as suas histórias da juventude. E quantas histórias dessa hedionda guerra haverá ainda por contar…

Uma nota para a capa, que fica bastante aquém do conteúdo (e havia tantas maneiras de a fazer mais bonita).

Recomendo vivamente!

Sinopse

Um testamento inesperado, a uma filha desconhecida, que vai alterar a vida de duas famílias.

Uma extraordinária história de paixões proibidas, de sacrifícios feitos por amor e pela honra, de coragem e heroísmo. Um drama histórico que se movimenta entre a França ocupada, a costa de Connemara e a região francesa das vinhas do Languedoc nos anos setenta.

Asa Editores, 2003

Um pensamento sobre “À minha filha em França – Barbara e Stephanie Keating

Deixe uma Resposta

