A Amiga Genial, de Elena Ferrante

090a7-capa-ferrante

Foi durante esse percurso até à Via Orazio que comecei a sentir-me claramente uma estranha, que a minha própria estranheza tornava infeliz. Crescera com aqueles rapazes, achava os seus comportamentos normais, a sua linguagem violenta era a minha. Mas havia seis anos que seguia diariamente um percurso que eles ignoravam completamente, e que eu, pelo contrário, enfrentava de forma tão brilhante que revelara ser a mais competente. Com eles não podia usar nada daquilo que aprendia todos os dias, tinha de conter-me, de certo modo autodegradar-me. Aquilo que eu era na escola, ali era obrigada a pô-lo entre parêntesis, ou a usá-lo à traição, para os intimidar

 

Lenú conta-nos a sua própria história, contando-nos a história de Lila. Amigas, rivais, cúmplices, duas faces de uma moeda numa vida que se insiste em entrelaçar.

Ferrante é uma exímia contadora de histórias. Ou melhor, Ferrante é uma exímia contadora de vidas, de sentimentos, de emoções. De uma forma pungente pega-nos na mão e leva-nos para dentro da vida desta menina-mulher que é Lenú. E é, na minha opinião, essa maravilhosa capacidade de contadora de histórias que faz dela o fenómeno literário que é.

Este livro (e claro, a tetralogia de que faz parte) é a maior surpresa literária da atualidade. Resisti a lê-lo porque não sou a maior fã de best-sellers, consigo sentir-me sempre a ovelha negra dos leitores e ando, quase sempre, às avessas com a crítica literária. As expetativas são tramadas e o “A Amiga Genial” é a estrela da literatura. Conseguiu-o de duas formas – uma fenomenal campanha de marketing (que inclui o “de mão em mão”) e um regresso à literatura clássica (talvez não o devesse chamar assim, mas é a única forma que o sei dizer). E eu fico feliz por ver o sucesso de uma “estória” bem contada.

Senti-me novamente a ler o “Mulherzinhas”, de Louise May Alcott (talvez não seja coincidência ser o livro favorito da infância de Lenú e Lila) ou o Terra Bendita de Perl S. Buck, livros que marcaram a minha adolescência. Numa altura em que a literatura contemporânea está numa busca permanente pela novidade e pela diferença, ler este “A Amiga Genial” é como voltar a casa, voltar ao conforto das leituras intemporais.

Talvez por fazer o paralelo entre este livro e o Terra Bendita, fiquei surpreendida por não ter ficado fascinada pelo “A amiga Genial”. Para dizer a verdade precisei chegar quase ao fim para me interessar por esta história e apenas por suspeitar que as Lenú e Lila adulta serão infinitamente mais interessantes que as versões infantis. Talvez, mas só talvez, dê uma oportunidade ao resto da série.

Um pensamento sobre “A Amiga Genial, de Elena Ferrante

  1. Acho que é inédito alguém sentir-se a ler “As Mulherzinhas”, lendo Elena Ferrante. Dou razão à escritora por não querer mostrar-se, a literatura tem várias lentes, vários olhos e depende, também, do estado de espírito de quem lê um autor. Não concordo com a “semelhança” Mulherzinhas/Tetralogia Elena Ferrante, mas a literatura tem destas coisas, autores e leitores consonantes e dissonantes. Acho que não parece mal ler Elena Ferrante… mas, este, é o meu ponto de vista ou a minha análise de leitor . Eu li e gostei, muito.

Deixe uma Resposta

