A magia dos números, de Yoko Ogawa

A_Magia_dos_N_meros

Uma maravilhosa história de amizade e números que me chegou às mão via Roda dos Livros (Obrigada Renata).

Yoko Ogawa conta-nos a história da amizade entre uma empregada de limpeza (e o seu filho Root (Ö)) e um matemático peculiar. Na sequência de um acidente a mente deste homem ficou sem capacidade de reter memórias por mais de 80 minutos. Como construir uma relação se todos os dias é necessário começar do zero?

Com uma carreira que se adivinhava fulgurante antes do acidente, este homem continua a depender dos números para existir e para além responder a desafios matemáticos numa das mais prestigiadas revistas da especialidade, é através da magia dos números que se relaciona com os seus únicos amigos, a empregada da limpeza e Root (porque tem cabeça de raiz quadrada), um menino com quem ainda partilha o amor pelo Basebol.

(e para mim que não percebo nada de basebol esta foi a parte mais chata deste livro)

Não é possível deixar de sorrir com as explicações matemáticas que se encontram nestas páginas. Explicar a amizade e a beleza da vida através da poesia dos números, sejam eles primos, amigos ou imaginários é absolutamente maravilhoso.

E porque será que a identidade de Euler foi tão importante nesta história? Será por ser considerada uma das mais belas fórmulas da matemática?

Para quem gosta de números e de beleza, este é um livro a não perder.

Para quem gosta de histórias, este é um livro a não perder.

Para que não gosta de números, este é um livro a não perder – há uma grande probabilidade de mudar de ideias.

EulerIdentity

Anúncios

2 pensamentos sobre “A magia dos números, de Yoko Ogawa

  1. Este livro foi uma enorme surpresa e daquelas bem boas. Agora, quando for possível, será que me explicas o significado da identidade de Euler? A minha matemática rudimentar não chega lá sozinha… 🙂

    • Renata, fiquei a pensar na importância da Identidade de Euler na história e no porquê da cunhada ter percebido que a empregada e o Root eram importantes para o Matemático. E acho que tem a ver com o facto da simplicidade de, nesta fórmula, existirem oa mais importantes elementos da matemática, 0,1,i,e, pi, assim como as duas operações fundamentais, a soma e multiplicação. Para nem falarmos das funções trigonométricas que estão implícitas. Conheces mais alguma fórmula que tenha tudo isto? Com estes 5 números e estas operações tudo se faz…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s