O Caso do Cadáver Esquisito – Vários Autores

ocasodocadaveresquisitoE foi num pedaço de uma tarde que me deliciei com este livro. Patrícia Portela, Afonso Cruz, Miguel Castro Caldas, Joana Bértholo, Paulo Condessa, Sandro William Junqueira, Luís Caminha, Jacinto Lucas Pires, Ondjaki, Rita Taborda Duarte e Pedro Medina Ribeiro dão voz a esta novela policial. A cada autor o seu capítulo, um excelente trabalho de imaginação em que cada um “pega” no história onde o autor anterior a deixou.

Temos assim um argumento pejado de crimes com desfecho imprevisível, pois que a narrativa segue a orientação de quem, no momento, “manda” na história. Certamente um desafio e uma experiência muito interessantes para quem escreve, mas para quem lê é realmente divinal. Gostei muito de apreciar as reviravoltas, a forma como, em capítulos tão pequenos o percurso da narrativa muda radicalmente. O final de cada capítulo tem sempre uma espécie de “isco” de continuidade, que é “agarrado” da forma que cada um quer, que não será certamente a imaginada por quem lançou o “isco”.

A imprevisibilidade dá uma sensação de liberdade revigorante, e o “ser dono do seu capítulo” não individualiza a obra, ao contrário, partilha-a. Uma partilha entre os autores, que se devem ter divertido à brava a construir tudo isto (e a destruir também, pois ainda ficam uns cadáveres esquisitos pelo caminho), e também com os leitores, que assistem de camarote a um fantástico trabalho de criatividade.

Eu gostei bastante e tenho pena que livros como este sejam difíceis de encontrar. A mim emprestaram-mo, obrigada Ana, e penso que quem quiser terá de contactar a Associação Cultural Prado. Leiam e divulgem. Merece o vosso interesse.

Ilustrações de Maria João Lima

Deixo-vos o vídeo delicioso da apresentação deste livro.

Sinopse

“”O Caso do Cadáver Esquisito” é um livro escrito a 24 mãos (11 escritores e 1 designer) que relata o caso de um detective português que encontra numa série de crimes peculiares – e nas misteriosas inscrições gravadas nos corpos das vítimas – a razão de ser da sua natureza: de poeta… e de assassino. Uma novela policial edificada sobre os pilares da fórmula surrealista cadavre exquis, reunindo debaixo ou dentro da mesma capa o contributo de alguns dos mais promissores e mais curiosos/esquisitos autores da língua portuguesa da actualidade.

Autores: Afonso Cruz, Jacinto Lucas Pires, Joana Bértholo, Luís Caminha, Maria João Lima (grafismo), Miguel Castro Caldas, Ondjaki, Patrícia Portela, Paulo Condessa, Pedro Medina Ribeiro, Rita Taborda Duarte, Sandro William Junqueira. Edição e produção Prado: Isabel Garcez, Helena Serra, Patrícia Portela e Pedro Pires.”

Associação Cultural Prado, 2011

Anúncios

Um pensamento sobre “O Caso do Cadáver Esquisito – Vários Autores

  1. Pingback: Setembro de 2015 | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s