Três pianos e outros exercícios, de Paula Dias

trespianos

Basta olhar para a capa deste livro para que a palavra “elegância” comece a fazer sentido. Este é um livro bonito, agradável ao toque, com pormenores deliciosos (os cantos redondos não passam despercebidos, as cores também não e a delicadeza marca presença em cada página). E, se num livro o conteúdo é o mais importante, a verdade é que ler um livro numa bonita edição agrada a qualquer leitor.

Para mim esta leitura foi acima de tudo uma descoberta. É tão fácil ver a Paula nestas páginas! A Paula Dias é mais uma rodista. A roda dos livros uniu-nos ao redor dos livros e agora permitiu-me ler este “três pianos e outros exercícios”. E ler este livro ajudou-me a conhecer, a descobrir ou apenas a imaginar outras facetas da Paula.

Tinha este livro há algum tempo mas sabia que apenas lhe iria pegar quando tivesse tempo. Porque a Paula merece que o leia com toda a atenção. E ainda bem que o fiz. Pude lê-lo de um fôlego, num dos meus sítios favoritos, rodeada de amor e de gatos, sem nada que me incomodasse (a não ser as flores da laranjeira que me iam caindo em cima e se emaranhavam nos meus cabelos).

E assim, tão longe de Lisboa, pude voltar a esta cidade e vê-la com olhos da Paula, pude ouvir Margot a contar-me a a história dos seus três pianos, sentar-me com Carol na leitaria e juntar-me a Violeta num aplauso a Verónica (confesso que os três primeiros contos elevaram imenso a fasquia…). Pude conhecer mulheres fortes, gentis, tristes e felizes. Pude reconhecer em cada uma a elegância da Paula, a sua delicadeza. Mas para além de Lisboa há outros “exercícios” a fazer, há outras histórias por conhecer nos vários contos deste livro. E pude, ao longo destas páginas sentir um enorme orgulho, por conhecer a Paula e por ter tido o privilégio de ler este livro.

(E desta vez há aqui mais uma surpresa)

Deixe uma Resposta

