Um Aprazível Suicídio em Grupo – Arto Paasilinna

00000230500Na Finlândia, um empresário falido e um coronel viúvo conhecem-se em condições extremas por altura do S. João, onde a esperança e a alegria reinam no País. Eles estão cansados de existir e planeiam a morte. Contudo, depois de reflectirem sobre a situação, consideram que não serão os únicos finlandeses a desejarem o suicídio. Decidem redigir um anúncio e enviá-lo para um dos jornais da Finlândia: “Está a pensar suicidar-se?”. O número de respostas é imenso, vários homens e mulheres narram as suas miseráveis e desesperadas vivas. Querem ajuda para pôr termo às suas ridículas existências.

Depois de se juntar à dupla inicial uma vice-reitora deprimida, organizam um primeiro encontro convidando todos os potenciais suicidas. Depois de muita bebida, testemunhos e desabafos, já não é possível voltar atrás. Conseguem arranjar um transporte e definem uma morte colectiva planeando voar dum precipício algures na Europa. Pelo caminho vão encontrando novos candidatos ao suicídio que se juntam ao grupo. Ao mesmo tempo, outros vão encontrando alguma esperança na vida ao participarem nesta excursão mórbida…

Um livro com um sentido de humor brilhante, sórdido, mórbido, irónico. Vários motivos levam as pessoas a porcurarem a morte. Na Finlândia como noutros países, as razões acabam por ser semelhantes. Este livro propõe uma reflexão interessante sobre o suicídio, provocando o leitor, levando-o a rir das situações bizarras mas, ao mesmo tempo, profundamente tristes.

Dramas à parte, a cereja no topo do bolo para uma leitora portuguesa é a escolha do local fatal. Após várias indecisões optam por terminar os seus dias no grande promontório do fim do mundo – o Cabo de S. Vicente em Sagres! (Nota: esta informação vem na contra-capa do livro, não estou a ser desmancha-prazeres).

Advertisements

Um pensamento sobre “Um Aprazível Suicídio em Grupo – Arto Paasilinna

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s