Na montanha de Hitler, de Irmgard A. Hunt

na montanha de hitler

A história é-nos sempre contada pelos vencedores. E cada vez que pensamos na Segunda Guerra Mundial pensamos no holocausto, nas infâmias cometidas, nos crimes xenófobos. Mas raramente paramos para pensar no “como é possível que se tenha chegado àquele ponto?” ou “Porque é que aquele povo aceitou, deixou que isto acontecesse?” E menos vezes ainda temos respostas para estas perguntas.

E foi para nos responder a estas perguntas (ou pelo menos tentar) que a Irmgard A. Hunt escreveu este livro. Foi para nos tentar contar o lado dos vencidos, dos que votaram no Hitler, dos que também foram enganados, dos que também sofreram mas que terão que viver sempre com o estigma de terem feito sofrer. Daqueles que não sabiam ou que quando souberam nada podiam fazer para evitar a desumanidade. Daqueles que confiaram mas que se desiludiram com o seu governo.

Irmgard vivia nas colinas perto perto do Ninho da Águia, chegou a ser fotografada ao colo do Fuhrer. A sua mãe era uma nazi por convicção ou desespero. O seu avô era um anti-nazi fervoroso. E Irmgard era uma menina que cresceu a questionar os porquês e que resolveu contar-nos a sua história. Para que possamos conhecer os vários lados da história.

Sem dúvida um livro que vale a pena ler.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s