O Anibaleitor, de Rui Zink

anibaleitor
Para o Anibaleitor, um livro era um encontro entre duas vozes: a nossa e a do livro. E sublinhar um livro não tinha mal nenhum, era quase como ler a dobrar; era sinal de que encontráramos uma passagem, uma frase, um parágrafo, que nos tocava no texto e isso, segundo ele, valia ouro. Era quase como ganhar, de borla, um segundo livro” 
E eu, que raramente tenho paciência para sublinhar passagens e esqueço-me sempre dos post-its noutro lado qualquer, dei por mim a dobrar o cantinho das folhas para me lembrar de ir reler determinadas frases. Mas não serviu de nada pois no final só me apetecia começar a ler o livro outra vez.
Todos os leitores adoram livros sobre livros e este é isso e muito mais, é um livro sobre leitores. Rui Zink sugere que o adulto o leia como se fosse um relato para jovens, e o jovem como se fosse uma novela para adultos e eu sugiro que todos o leiam e se deliciem com esta louca história, cheia de livros (e escritores), poesia, música e segredos escondidos nas páginas.
Sim, segredos, porque acredito que não encontrei todas as referências, todos os trocadilhos, todos os jogos que o escritor escondeu por aqui. Mas lá chegarei, porque este é, sem qualquer sombra de dúvida, um livro para reler várias vezes.
“Como eu estava dizendo, não preciso de quem me conte histórias. Mas sinto falta de alguém com quem as discutir. Alguém que me dissesse: Ó pá, era bom que trocássemos umas ideias sobre o assunto. O que me dizes, temos acordo?”
Nos blogs “de livros”, nos canais, nos grupos literários é sempre isto que pretendemos: ter alguém para partilhar connosco o prazer de ler um livro.
Hoje, para vos dar a minha opinião, usei mais as palavras do escritor do que as minhas porque  este livro é tão simples e tão completo ao mesmo tempo que prefiro deixar que seja ele a mostrar-vos que têm mesmo que o ler.
“É que eu… eu gosto de todos os livros.”
O Anibaleitor olhou-me com comiseração:
“Ó pá, pela tua rica saúde, espero bem que não. Deve ser uma chatice, gostar de todos os livros.”
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s