Dois anos de Roda dos Livros – Festa e sugestões de leitura

IMG_1991

Quando ouvimos o bater à porta que anuncia o final de mais um encontro, arrumamos os livros à pressa nos sacos e reorganizamos a sala. As cerca de quatro horas que passamos a falar de livros nunca são suficientes para tanta vontade de partilhar, discutir, conversar e rir.

Somos leitores e gostamos de livros. Parece tão pouco dito assim, para uma paixão que vai muito além do que lemos, é um caso de amor e de atracção descontrolada por um objecto que nos dá tanto e que, pela partilha, pela forma como é exposto, e pelo que nos faz viver, pode passar para outra pessoa tão carregado de magia e sentimentos que se torna um caso sério de amor.

Os livros são o fio condutor da nossa história como grupo, como família, como uma espécie de tribo que já não se separa, que se dá bem, e que mesmo quando se zanga, sabe que a união é maior que a discórdia.

A Roda dos Livros tem dois anos. Mas na cabeça de cada um de nós tem o tempo das nossas vidas, porque sempre lhe pertencemos. O encontro, inevitável, aconteceu mais tarde. Por isso temos feito, neste dois anos, um sprint para recuperar o tempo separados. Uma vez por mês a Roda reúne no local que lhe abriu as portas desde o primeiro dia, a 12 de Janeiro de 2012. A Biblioteca dos Olivais é, por uma tarde, a nossa casa. A casa de uma família que vive com fome e sede dessa tarde.

O grupo está em festa e comemora o tempo de partilha. Comes e bebes, bolo de aniversário e livros. Numa tarde diferente no BIBO Bar no Bairro Alto, rimos muito e levámos livros especiais para a pilha do costume. Em cima o pote das citações 2014 da Cris. De volta a nossa Sara. Sentindo a falta dos que não puderam ir. Obrigada ao Gil Cardoso pelas fotos, por esta habilidade de transformar lugares escuros em túneis de luz, sem flash claro.

IMG_2062

Jorge Galvão: O Retorno, de Dulce Maria Cardoso;

Patrícia: O Tempo Morto é um Bom Lugar, de Manuel Jorge Marmelo;

Sara: Anna Karenina, de Leo Tolstoi;

Catarina: Duendes en el Rio de la Plata, de José M. Martinez Vivot;

Cris: Dá-me um Abraço, de John A. Rowe;

Carla: Maus, de Art Spiegelman;

Renata: Gente Independente, de Halldór Laxness;

Márcia: Fernando Pessoa, o Romance, de Sónia Louro;

Ana: A Espuma dos Dias, de Boris Vian;

Sónia: Correios, de Charles Bukowski;

Cristina: Terra de Milagres, de João Felgar;

Vera:, Arroz de Palma, de Francisco Azevedo;

 

 

Advertisements

5 pensamentos sobre “Dois anos de Roda dos Livros – Festa e sugestões de leitura

  1. Da minha parte um Muito Obrigada a todos os que já passaram ou estão neste grupo, que com todos tenho aprendido a ler de forma diferente. Partilhar leituras é ter a possibilidade de descobrir novos sentidos escondidos nas páginas de um livro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s