A cidade do medo, de Pedro Garcia Rosado

A cidade do medo

Porque é que o género policial é tão apreciado? E tão menosprezado ao mesmo tempo?

Esperamos crimes e maldade mas não esperamos palavras bonitas. Esperamos personagens com intricada complexidade mas não começamos a ler o livro com os post-it na mão à espera de passagens memoráveis.

E é pena. É pena porque por um lado o género policial não é um género menor (tal como não o é a fantasia ou a ficção científica). E é pena porque neste livro bem senti a falta dos meus post-its para poder, com rapidez, voltar atrás nas páginas que lia compulsivamente e recordar (ou confirmar) certas passagens.

Levei muito tempo a ler este livro mas por pura falta de tempo. Aproveitei os momentos que pude para ler mas não lhe fiz justiça. Este é um livro para se ler de fio a pavio e é isso que vou fazer com o segundo volume desta série “Não matarás”: vou escolher um dia em que possa ler o livro inteirinho de uma assentada. Porque é isso que gosto de fazer com os policiais.

Começo já por fazer uma crítica e uma sugestão. A crítica é a sinopse: demasiada informação para um policial. A sério: nós leitores não queremos saber. Queremos saber tudo mas apenas durante a leitura. A sugestão é simples: era giro ter um mapa de Lisboa a acompanhar a leitura. Se era imprescindível? Não, claro que não. Mas era girooooo.

Quanto ao conteúdo não posso falar muito (querem saber? Vão ler a sinopse ou melhor leiam o livro) para não estragar mas fiquem a saber que o importante não é saber quem é o assassino. O importante são os porquês, os meandros da política, a corrupção, os interesses, as amizades. Um livro onde a ficção e a realidade se misturam e nos deixam ainda mais preocupados com a nossa realidade.

Gostei imenso e ainda bem que acabei por ler este livro.

Tão bom ler-se um policial nosso.

Anúncios

Um pensamento sobre “A cidade do medo, de Pedro Garcia Rosado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s