Bifes mal passados, de João Magueijo

bifes mal passados

Nas primeiras quarenta páginas chorei a rir pelo menos 3 vezes. Não é muito normal ir às lágrimas a ler um livro. Este teve esse ponto positivo. Acho que foi o único. Vá, estou a ser injusta, a ironia de algumas partes é deliciosa. Mas o problema é o resto.

Depois das primeiras páginas comecei a achar que tudo o que é demais, de facto, não presta e que o autor se esticou demasiado.

Se acho que os Ingleses são fantásticos? Não acho nem deixo de achar. Tenho lá alguns amigos e não os revejo nestas páginas.

Se tem piada gozar com os outros? Acho que todos sabem essa resposta. Não, não tem qualquer piada. Uma coisa é brincar outra é achincalhar. Ah mas ele também não mostra uma grande imagem dele próprio, por isso ele pode. Pois pode, claro. Mas não deve. E começa logo por não mostrar uma grande imagem dele próprio a escrever este tipo de coisa. E para quem critica tanto os outros não devia alinhar tanto no estilo de vida que critica.  E o que é que tu tens a ver com isso? Nada, mas ele escreveu um livro a criticar os outros e pôs-se a jeito para ser criticado.

Ah e tal estás a ser puritana, só porque o tipo escreve com palavrões em barda. Nop, isso não me incomoda nem um bocadinho. Acho até que fazem todo o sentido no livro, demonstram exactamente o que era pretendido.

Ah, então tens fraco sentido de humor. Certo, provavelmente é mesmo isso. Achei piada às primeiras páginas, era novidade e tal, depois a coisa não se deu mais e pronto, nunca mais lhe consegui achar piada. Se fossem crónicas num jornal semanal ou mensal, algo dado a pouco e pouco, talvez tivesse achado fantástico. Mas assim, de uma vez só, não, muito obrigada.

(há que dizer que também não consigo achar piada aos livros de compilações de crónicas humorísticas, o problema deve ser meu)

Anúncios

2 pensamentos sobre “Bifes mal passados, de João Magueijo

  1. Hmmmm o humor é uma ferramenta impressionante. Na literatura, talvez seja das abordagens mais difíceis de trabalhar. Na verdade, são poucos os livros humorísticos que me cativaram.
    Boas leituras!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s