Bifes mal passados, de João Magueijo

bifes mal passados

Nas primeiras quarenta páginas chorei a rir pelo menos 3 vezes. Não é muito normal ir às lágrimas a ler um livro. Este teve esse ponto positivo. Acho que foi o único. Vá, estou a ser injusta, a ironia de algumas partes é deliciosa. Mas o problema é o resto.

Depois das primeiras páginas comecei a achar que tudo o que é demais, de facto, não presta e que o autor se esticou demasiado.

Se acho que os Ingleses são fantásticos? Não acho nem deixo de achar. Tenho lá alguns amigos e não os revejo nestas páginas.

Se tem piada gozar com os outros? Acho que todos sabem essa resposta. Não, não tem qualquer piada. Uma coisa é brincar outra é achincalhar. Ah mas ele também não mostra uma grande imagem dele próprio, por isso ele pode. Pois pode, claro. Mas não deve. E começa logo por não mostrar uma grande imagem dele próprio a escrever este tipo de coisa. E para quem critica tanto os outros não devia alinhar tanto no estilo de vida que critica.  E o que é que tu tens a ver com isso? Nada, mas ele escreveu um livro a criticar os outros e pôs-se a jeito para ser criticado.

Ah e tal estás a ser puritana, só porque o tipo escreve com palavrões em barda. Nop, isso não me incomoda nem um bocadinho. Acho até que fazem todo o sentido no livro, demonstram exactamente o que era pretendido.

Ah, então tens fraco sentido de humor. Certo, provavelmente é mesmo isso. Achei piada às primeiras páginas, era novidade e tal, depois a coisa não se deu mais e pronto, nunca mais lhe consegui achar piada. Se fossem crónicas num jornal semanal ou mensal, algo dado a pouco e pouco, talvez tivesse achado fantástico. Mas assim, de uma vez só, não, muito obrigada.

(há que dizer que também não consigo achar piada aos livros de compilações de crónicas humorísticas, o problema deve ser meu)

2 pensamentos sobre “Bifes mal passados, de João Magueijo

  1. Hmmmm o humor é uma ferramenta impressionante. Na literatura, talvez seja das abordagens mais difíceis de trabalhar. Na verdade, são poucos os livros humorísticos que me cativaram.
    Boas leituras!

Deixe uma Resposta

