A Família Sogliano – Sveva Casati Modignani

afamiliasoglianoSveva Casati Modignani é uma “velha” conhecida, considerando que li todos os seus livros em português. Uns gostei mais do que outros, e apesar de muito criticada pelos apreciadores de literatura mais séria, tem uma vertente idealista e romântica que me encanta. As suas personagens principais são quase sempre mulheres fortes, determinadas e batalhadores, assegurando o seu destacado lugar na família, sociedade e na carreira, sem perder a feminilidade, independência e sensualidade. Mulheres que conquistaram privilégios inalcançaveis, como um conto de encantar moderno.

Mais uma vez, cumpriu. Orsola e Margherita são as personagens principais que em pequenos capítulos contam todos os episódios relevantes nas suas vidas e na sua família. Uma saga familiar no mundo do coral na Torre del Greco em Itália.

O coral foi a grande aventura dos Sogliano, sinónimo de beleza, fantasia e arte, bem como fonte de preocupações. Durante anos, tinha significado ornamental mas também de superstição. Os Sogliano enriqueceram dignamente. Com a morte súbita de Edoardo unem-se, apesar das suas diferentes personalidades com diferentes sensibilidades e maturidade para acolherem Steve, jovem e desamparado sem o apoio dos humildes avós chineses e da mãe que penosamente reconstruíra a sua existência.
Um romance que li com deleite. Um valor seguro e encantatório. Uma história que poderia ser de tradição oral, recuando ao passado sempre que necessário para melhor nos dar a conhecer as personagens.
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s