A viagem do elefante, de José Saramago

a vaigem do elefante

Que não sou a maior fã de Saramago talvez já seja do vosso conhecimento. Ainda assim insisto em ler o único prémio Nobel da Literatura Português. Como leitora acho que é minha obrigação. Às vezes gosto mais, outras menos e se a minha estória favorita é sem dúvida a de “O ensaio sobre a cegueira”, o livro que mais gostei de ler foi Caim.

Este “A viagem do elefante” deixou-me mais ou menos indiferente, tenho que confessar.

Nota-se que é um livro de Saramago. A sua escrita corrida, a ritmo de leitura que por vezes me obriga a ler em voz alta (para quem não se dá com este tipo de escrita e diz que não o percebe, tente isto mesmo. Leia em voz alta, conte a si próprio uma estória e vai ver como afinal tudo parece tão simples), as constantes alfinetadas na igreja católica, nos usos e costumes arreigados no povo português, a capacidade que está somente ao alcance de tão poucos de contar uma história, de nos interessar a cada página por coisas que pouco interessam, o talento que todos lhe conhecemos.

Mas a mim faltou-lhe o génio que me faz gostar dos seus livros. Não acho especial piada à sua forma de escrever mas reconheço-lhe a originalidade que me faz esquecer o resto.

Já este livro maçou-me. O que não parece nada de Saramago. A história até começou por prometer mas às tantas já não me interessava. Não acho que seja Saramago no seu melhor. Ou então, e admito essa hipótese, fui eu que não percebi qualquer coisa nas entrelinhas.

Um pensamento sobre “A viagem do elefante, de José Saramago

Deixe uma Resposta

