A Vida Peculiar de um Carteiro Solitário de Denis Thériault

Um Sábado passado, um livro lido. Pequeno, claro. Mas muito interessante. Com uma imaginação surpreendente. Bilodo, carteiro de profissão, tem uma vida sem cor e sem sal. Não fossem as cartas pessoais que ainda vão chegando às suas mãos para distribuir e que ele, vil ladrão de palavras, vai abrindo e lendo antes de entregar, e a sua vida seria completamente insípida!

Daí a mergulhar em vidas que não são suas é um passo. De tal forma o fez que se vê envolvido numa teia de mentiras e embaraços que só uma escrita de mestre consegue transmitir com tamanha beleza. Apaixonado por Ségolène, que nem conhece pessoalmente, Bilodo toma o lugar de Grandpré, o autor das cartas, aquando do seu súbito falecimento, substituindo-o nessa correpondência, continuando a escrever com o mesmo tipo de poesia: o Haiku, uma forma poética de origem japonesa. (Vejam na Wikipédia…)

Esta correspondência pessoal, via correios, hoje quase um acontecimento inédito, toma um caminho muito peculiar que me surpreendeu, tornando o final deste livro muito especial e único. De uma imaginação prodigiosa.

Estrelas: 4*+

Sinopse

Esta é a história de um carteiro solitário que vive a sua vida através dos outros, lendo a correspondência alheia antes de a entregar aos destinatários. Inesperadamente, esse carteiro assume a existência de outro homem e aproxima-se da mulher por quem se apaixonara. E assim começa uma apaixonante história de amor, uma relação única, intensa e bela vivida apenas através das cartas e dos poemas que trocam entre si. Mas durante quanto tempo poderá Bilodo continuar a viver aquela mentira – e aquele amor? Num registo intimista e tocante, Thériault explora os temas do amor, da imaginação, do sonho e das dimensões inconscientes do espírito humano.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s