Metamorfose à Beira do Céu – Mathias Malzieu

Screen Shot 2014-09-11 at 23.16.48Monsieur Malzieu o nosso relacionamento termina aqui. É a segunda oportunidade que lhe dou, primeiro com “A Mecânica do Coração” e agora com este “Metamorfose”. Não me volta a enganar com capas bonitas e promessas de histórias fantásticas.

Não me cativou. Achei a escrita desigual, tanto parece uma história fofinha como faz uma paródia tão grande das situações que parece que o autor está a gozar com os personagens.
Não acreditei na história de amor entre a médica/pássara e o acrobata, Tom “Hematoma” Cloudman. Só quem nunca esteve dentro de um galinheiro consegue achar um aviário um ninho de amor sexy.
O menino-lua é claramente um golpe baixo, para nos adoçar o coração e puxar ao sentimento.
O meu parágrafo preferido, é completamente irrelevante na história e poderia ter sido eliminado do livro que ninguém dava por isso:
“Durante esta epopeia em caixão sobre rodas, apaixonei-me pelos livros. Expliquei a um casalinho, que acabava de me oferecer uma obra, até que ponto aquela partilha do imaginário íntimo me comovia. Comecei a receber cada vez mais livros. Como me faltava espaço e não tinha coragem de os abandonar, decidi alimentar a corrente. Assim que terminava um, escrevia o que pensava na página em branco que vinha a seguir ao final do texto, precedido desta nota: “Se encontrar este livro, leia-o e, quando o acabar, escreva as suas impressões, juntamente com a data e o lugar onde o descobriu. Depois, coloque-o num local de passagem, bem à vista.” Alguns desses livros apanharam o comboio, outros chuva. Alguns andaram perdidos durante muito tempo, outros viveram uma história de amor. Um deles voltou inclusive para as minhas mãos, anotado sete vezes.”

Cris agradeço a troca. Não mudou a minha opinião mas concordo contigo em relação à tradução.

3 pensamentos sobre “Metamorfose à Beira do Céu – Mathias Malzieu

  1. Estou a ver que fiz bem em terminar a minha relação depois do “mecanica do coracao”… nada de segundas oportunidades…eheh… excelente texto como sempre.

  2. 😉
    só me apetece dizer LOL!
    mas pelo menos aquilo que te disse face à tradução, no que respeita ao cuidado com aquilo que o autor quer dizer, difere, certo?

    Sendo assim não comeces nenhuma relação com “As coisas que te caem dos olhos”

Deixe uma Resposta

