Sonhos de Papel de Ruta Sepetys

Como gostei deste livro!

Esta foi uma leitura de fortes contrastes que gostei muito de ler. O mundo de Josie é, realmente, diferente daquele onde me movo com à vontade e, talvez por isso mesmo, tivesse gostado tanto!

Ela cresceu e viveu nos subúrbios de New Orlens entre “bandidos” e “cavaleiros”. Gostei da diversidade de personagens com personalidades e vivências tão opostas!

Diz-se que ninguém pode dar o que não recebe… por vezes, quanto menos se recebe no que concerne ao amor e cuidados por parte daqueles que, sendo família, deveriam ser os primeiros, encontramos nos amigos que nos rodeiam uma rede de apoio que nos sustenta e nos equilibra. “Os amigos são a família que escolhemos”, li por aí. Josie é criada pela mãe, prostituta de luxo, sem carinhos, sem afectos e sem valores. No entanto, no meio decadente onde habita encontra amigos que a apoiam e lhe dào a mão sempre que precisa: Willie, a dona de um bordel; Cokie, o choffeur de Willie; Jesse, o amigo motoqueiro, Charlotte, a amiga rica e de boas famílias; e Patrick, o filho do bibliotecário!

Josie encontra, também, nos livros um apoio: ela é uma leitora ávida e compulsiva! (Como sabe bem encontrar alguém, ainda que pertença ao mundo do imaginário, que nos perceba…LOL)

Com uma escrita muito apelativa e com diálogos empolgantes, a autora transporta-nos para situações quase do faroeste que, se não estivéssemos tão envolvidas no livro, seriam consideradas hilariantes. E é precisamente esse contraste de vivências de um mundo que não é de todo o meu, com o facto de elas parecerem-me verosímeis, que me encantou nesta obra.

Recomendo esta leitura!

Terminado em 21 de Julho de 2014

Estrelas: 5*

Sinopse

Josie Moraine vive mais do que uma vida.

Ela é filha de uma das prostitutas de luxo mais cobiçadas de Nova Orleães, um estigma que a arrasta para o submundo decadente da cidade. Vítima da negligência da mãe, tem nos moradores do extravagante Bairro Francês os seus maiores aliados. De Cokie, humilde e fiel; a Willie, a dona de um bordel cuja frieza esconde um coração de ouro; e a Jesse, tímido, atraente e eternamente apaixonado, todos a protegem e velam por ela.

Mas Josie sonha mais alto e move-se com igual à-vontade nos corredores da livraria onde, graças à bondade de um desconhecido, trabalha e habita. Este é o seu porto seguro. Aqui, entre as estantes repletas de livros, no pequeno escritório que agora lhe serve de quarto, não tem de se defender da sua própria mãe nem fingir ser a durona solitária que domina as ruas. Ao anoitecer, quando a porta se fecha e as luzes se apagam, ela descobre nas páginas que folheia a imensidão do mundo e anseia por uma vida melhor. Uma vida como a de Charlotte, a filha de uma família da alta sociedade, cuja amizade a inquieta a ponto de arriscar tudo, mesmo a promessa de um amor verdadeiro. E quando os seus sonhos estão prestes a realizar-se, um crime muda tudo… para sempre.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Sonhos de Papel de Ruta Sepetys

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s