“A Casa Negra” de Peter May

Fantástica esta leitura! Recomendo muitíssimo! Confesso que ao olhar para a capa fiquei com a ideia que iria ler algo de muito negro mas, mesmo assim, senti uma atracção irresistível… A capa faz todo o sentido e as descrições são de tal forma reais que visualizamos todos os momentos deste livro. Preparem-se porque sendo bastante descritivo há momentos que são bastante fortes, quase pesados demais.

Mas esta leitura ultrapassou de longe as expectativas que poderia ter do que considero um bom policial! É muito mais do que um policial com “pés e cabeça” e o retrato psicológico das personagens é tão profundo que me maravilhou mesmo até à última frase!

Se considerarmos e admitirmos a hipótese que o ser humano possui, dentro dele, um lado negro que o leva a fazer coisas inimagináveis e horriveis, então estamos preparados para pegar nesta obra.

O personagem principal, polícia de profissão, é um homem profundamente marcado pela dor da perda de um filho. Retorna à sua ilha natal porque se suspeita que dois casos de assassínio estejam ligados visto terem ambos o mesmo modus operandi, embora separados fisicamente por muitas léguas. É um homem que retorna ao passado e a recordações que esperava poder fugir, muito embora o presente também não lhe tivesse trazido nada de bom… As recordações de alguns acontecimentos que marcaram a sua infância e a sua adolescência misturam-se com os acontecimentos do presente, dos amigos que conhece ou julga conhecer e da busca do assassino.
Abrangendo vários problemas relacionados com o isolamento sentido por quem vive numa ilha pequena, o autor mistura lendas e costumes de ilhas escocesas com factos que, não sendo verídicos, poderiam muito bem ter acontecido… como por exemplo, o facto do ser humano conseguir apagar da sua mente acontecimentos que o marcaram profundamente, o oprimiram e o reduziram na sua condição humana.

Para além de ser um bom policial, daqueles que dificilmente conseguimos descortinar o final, esta obra atraiu-me, sobretudo, pelo retrato psicológico excepcionalmente bem constituídos dos personagens envolvidos.

Passado e presente entrelaçam-se numa história soberba que me deixou, literalmente, pregada às páginas deste livro. Até mesmo à última frase!

Estrelas: 6*

Sinopse

A Ilha de Lewis é o local mais desolador e austeramente belo de toda a Escócia. A rigidez da rotina diária apenas é mitigada pelo temor a Deus. Quando um assassinato sangrento cometido na ilha revela marcas semelhantes a um caso de Edimburgo, o detetive da polícia Fin Macleod é enviado para norte, para o investigar. Todos os anos, doze homens da ilha, alguns dos quais amigos de infância de Fin, partem para um remoto e traiçoeiro rochedo chamado An Sgeir, numa perigosa epopeia para caçarem as crias de uma ave marinha local. Este é, acima de tudo, um ritual de passagem que é ferozmente defendido contra todos os pressupostos da moralidade moderna. Mas, para Fin, a caça encerra memórias dolorosas, que podem, mesmo tanto tempo depois, exigir um enorme sacrifício. A Casa Negra

é um thriller com um poder e uma visão raros. É um mistério criminal que explora as sombras das nossas almas, num local onde o passado está sempre perto da superfície e a vida mistura os mitos e a História.

 

Anúncios

4 pensamentos sobre ““A Casa Negra” de Peter May

  1. Bom comentário, cris! Já tenho dito que não aprecio policiais sobremaneira, pelo que não será um. Livro que me entusiasme. Mas gostei do teu texto! Brigada, cris! 🙂

    • Olá. Constantino! O que apreciei muitíssimo é que mesmo tendo por fundo um policial à maneira, esta obra apaixona-nos, sobretudo,pela caracterização profunda das personagens, pelos seus desvios comportamentais, pelas suas paixões. Experimenta! Quase que aposto que vais gostar… Eu adorei!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s