Os anjos morrem das Nossas feridas de Yasmina khadra

Desta vez fui viajar pela Argélia e conhecer um pouco da vida de Turambo, um jovem árabe que conseguiu, através do pugilismo, fugir a uma vida de miséria e alcançar sucesso e riqueza. Mas a sua queda, de um mundo que ele não comandava, ditou-lhe, abruptamente, um destino miserável e solitário.

Se a sua ambição fê-lo vencer obstáculos enormes, o seu coração ditou a sua queda. Quis ser dono do seu destino mas, rodeado de gentes a quem a riqueza está acima de tudo, até da amizade de longos anos, Turambo aprende que a ambição dos seus amigos não tem limites.

Esta personagem, por todas as vicissitudes que passa, é, para nós leitores, alguém que nos toca muito rapidamente. A sua infância dura, os costumes do seu povo que tenta aceitar e respeitar, a sua vontade de ultrapassar os obstáculos e viver uma vida melhor, colocam-no de imediato do “nosso” lado. O seu desejo de amar e ser amado percorre a sua vida e dita-lhe os movimentos. E a sua sorte, também!

Gostei da forma simples mas dura como o autor, na voz de Turambo, nos conta esta história. Ao começarmos a ler temos uma visão do final do livro (ou do pensamos ser o final dele) mas isso em nada afecta a nossa vontade de querer saber como se chegou até aí… E somos surpreendidos pelo enredo, que, aliás, achamos de todo verosímil, e também pela conclusão desta história.

Um livro forte, uma história triste, marcada pela esperança mas também pelo preconceito racial, palavras belas e sábias, a fragilidade da condição humana. A ler, sem dúvida!

Terminado em 6 de Março de 2014

Estrelas: 5*

Sinopse

Através de uma extraordinária evocação da Argélia de entre guerras, Yasmina Khadra apresenta, mais do que uma educação sentimental, o percurso obstinado de ascensão e queda de um jovem prodígio, adorado pelas multidões, fiel aos seus princípios, e que apenas queria ser senhor do seu destino.

Anúncios

Um pensamento sobre “Os anjos morrem das Nossas feridas de Yasmina khadra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s