Um Ano de Roda dos Livros

DSC00740b

Em 12 de Janeiro de 2013 a Roda dos Livros reuniu pela primeira vez na Biblioteca dos Olivais, em Lisboa. Desde então, uma vez por mês, é sempre esse o espaço que acolhe as nossas tertúlias.

Desde há um ano que a minha forma de olhar os livros mudou, deixei de ler livros sozinha, não leio um livro sem pensar sempre em cada um de vós, meus queridos amigos da Roda.

Porque leio a pensar sobre o que poderei dizer no próximo encontro, imagino quem se identificará mais com determinada personagem, começo a imaginar o que cada um de vocês poderá achar do mesmo livro, quem vai adorar ou achar um lixo, e na forma como o dizemos sem preconceitos nem receios. Porque existe empatia mesmo nas nossas opiniões mais antagónicas, porque nos divertimos quando o mesmo livro tem efeitos tão diferentes, e porque seguramente nos realizamos quando alguém sente exactamente o mesmo que nós.

Quero agradecer a todos vós por terem feito de 2013 um grande ano. Eu que não faço balanços, e que acho que o melhor livro é sempre o próximo, tenho pela primeira vez vontade de olhar para trás e recordar os nossos grandes momentos do ano. Que foram todos aqueles em que estivemos juntos.

Obrigada pela vossa companhia nesta fantástica viagem e, principalmente, pela vossa amizade.

Um obrigado muito especial à equipa da Biblioteca dos Olivais que nos acolheu desde o primeiro dia de uma forma que não julgávamos possível.

E claro, aos nossos convidados, que enriqueceram algumas das nossas sessões e os nossos imaginários de uma forma que só nós, leitores compulsivos, conseguimos entender. Obrigada Nuno Camarneiro, Romana Petri, Luís Ricardo Duarte e Afonso Cruz.

Da minha parte já muitas ideias para 2014 que anseio partilhar com todos. Até ao próximo encontro.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Um Ano de Roda dos Livros

  1. Nasci para a Roda um pouco mais tarde mas foi, desde logo, um projecto a que me associei com entusiasmo. É uma Roda de Livros, uma Roda de Amigos, uma Roda de trocas de ideias e de muitas partilhas. Obrigado por me terem aceite 😎

  2. O teu texto diz tudo. Nada há a acrescentar: a experiência da Roda dos Livros tem sido fantástica e marcante tanto a nível literário como em termos pessoais. Que venham muitos mais anos e também muitos mais livros. 😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s