As lágrimas de Lúcifer de James Thompson – Opinião

Edição/reimpressão:

2013

Páginas:

296

Editor:

Porto Editora

ISBN:

978-972-0-04379-5

Coleção:

ALTA TENSÃO

Idioma:

Português

Fiz questão de ler o primeiro livro deste autor (Anjos na Neve) porque sendo o personagem principal o mesmo pareceu-me que faria todo o sentido. Fiz bem. Não é que o autor não tivesse todo o cuidado em explicar certos acontecimentos anteriores mas creio que se lê com outra perspectiva sabendo um pouco mais do Inspector Vaara e do seu passado.

É impossível não gostar do inspector. Ele apresenta uma série de contradições ao nível das suas atitudes que nos fazem sentir próximas deste personagem. Humano mas, ao mesmo tempo, imprevisível. Duro. Defende o que considera correcto e não se deixa tentar pelas soluções mais fáceis mas, por outro lado, perdoa erros e fraquezas a quem lhe toca no coração. Um pouco como todos nós!

Notei neste livro o mesmo cuidado do autor em não ficar apenas pelo policial em si. Questões como a xenofobia, a participação da Finlândia na Segunda Guerra Mundial ao lado dos alemães, enriquecem esta obra e fizeram as minhas delícias. O passado de maus tratos de várias personagens e as suas implicações no seus comportamentos futuros está também reflectido na caracterização dos personagens. O passado no presente.

Gostei ainda mais que o livro anterior. Recomendo.

Estrelas: 5*

Sinopse

Uma morte brutal.

O segredo mais obscuro de um país.

Um detetive levado ao limite.

Um ano após o caso Sufia Elmi, o inspetor Kari Vaara regressa a contragosto a Helsínquia, numa tentativa desesperada para conseguir ultrapassar as insónias e os fantasmas que persistem em persegui-lo.

Ao serviço da Brigada de Homicídios de Helsínquia, Kari terá nas suas mãos os dois casos mais mediáticos do momento: o brutal homicídio da mulher dissoluta de um homem de negócios russo e o estranho envolvimento em crimes de guerra de um herói nacional da Segunda Guerra Mundial, já nonagenário, cujos contornos políticos estão na iminência de provocar um incidente diplomático entre a Finlândia e a Alemanha.

Assombrado pelo passado, serão as circunstâncias do presente que o farão descobrir a verdade e as respostas que tanto procura.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s