A Casa com o Alpendre de Vidro Cego de Herbjorg Wassmo – Opinião

Quando peguei nesta leitura já tinha ideia do que ia encontrar. Preparada completamente nunca se está, sobretudo quando temos como pano de fundo casos de abusos, de violência e discriminação.

Este é o primeiro livro de uma trilogia que quero acabar de ler mal saia em Portugal. Conta-nos um pouco da vida de Tora, resultado de uma paixão entre uma mulher noroeguesa e um soldado alemão, quando da ocupação da Noroega pela Alemanha, na Segunda Guerra. Tora é uma “filha da vergonha” e sem saber bem quem foi o pai sente o ódio, o rancor da população em geral. Para além disso, suporta estoicamente as investidas de um padrasto alcoólico, agressivo e constantemente desempregado e uma mãe ausente, permanentemente a trabalhar para ganhar o sustento da família. É nos sonhos que se refugia e é numa fuga para um lugar bem longe da sua aldeia natal que focaliza a sua atenção e sentidos.

A escrita desta autora é muito forte, bela, rude e delicada, ao mesmo tempo. É pelos olhos desta menina que palavras como “perigo” e “ele” surgem a cada passo na narrativa, insinuando comportamentos da parte do padrasto que não acreditamos serem reais. E voltamos atrás e relemos. Será possível? É! As insinuações do que está para acontecer surgem de mansinho, com palavras serenas até que o horror se instala de facto.

Com personagens psicologicamente fortes e densamente construídos, esta obra, prima pela diversidade de situações que poderiam ter sido reais e que nos revelam, um pouco, da história da Noruega.

Um livro nada fácil de se ler pois é preciso ler um pouco nas entrelinhas mas muito bom. Mesmo! Recomendo!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s