O Último Livro – Zoran Zivkovic

oultimolivro O último livro que li após alguma controvérsia de opiniões na Roda.

Na  noite  em que mo cederam, dei início à leitura, passando-o à frente de outros que também tenho interesse em ler. Assim, atribuo-lhe o mérito de suscitar entusiasmo e prender-me desde as primeiras páginas numa leitura rápida e compulsiva. Nada de extraordinário a apontar, exceto que a escrita e a estória são de uma simplicidade envolvente e proporcionam bons momentos de descontração e diversão. Fiquei fã e vou procurar repetir esta experiência com outros livros deste autor mágico.

A  livraria Papyrus é idílica para bibliógrafos como eu. As inexplicáveis mortes não, mas interessaram-me como leitora.  E o inspector Dejan Lukic,  licenciado em literatura tem estranhas sensações que caracteriza como “déjá vu”, possivelmente afetado pelo chá de figo. 

Um policial com contornos banais que envolve seitas e um mortal livro, lógicamente o Último Livro, mas com um desfecho inesperado. Dois mundos que não se podem cruzar.

(Nada mais vou acrescentar que possa retirar algum tipo de interesse em descobrir o que pensar e sentir sobre este último  livro a quem o quiser ler).

Sinopse:

Algo de terrível está a acontecer na Livraria Papyrus! O senhor Todorovic, um dos mais fiéis clientes, morreu inesperadamente, enquanto, sentado numa das poltronas da livraria, folheava tranquilamente um livro. Causa da morte: desconhecida. Vera Gavrilovic, uma das proprietárias, está preocupada. Até porque este é apenas o início: a esta primeira morte sucede outra, e depois outra, e outra ainda. Todas elas sem motivo aparente. Este estranho caso parece talhado à medida do bibliófilo Inspector Dejan Lukic. Dejan, com a ajuda de Vera, dará início a uma desconcertante investigação, que se adensará cada vez mais, ao ponto de envolver a polícia secreta. Isto até se depararem com o último livro… 

Enquanto o mistério não é desvendado num final surpreendente, página após página, Zivkovic convida o leitor a reflectir sobre temas apaixonantes: qual a relação entre o autor e as suas personagens? Entre sonho e literatura? O que acontece quando se abre um livro? Um romance brilhante, imaginativo, subtil e fascinante que está a conquistar os leitores de todo o mundo.

Anúncios

Um pensamento sobre “O Último Livro – Zoran Zivkovic

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s