A Testemunha da Noite – Kishwar Desai

250_9789892316147_testemunha_da_noiteUm livro com vários ingredientes para um grande romance mas que ficou aquém das minhas espetativas. Talvez por me ter sido bastante recomendado, parti para esta leitura com a ideia de que seria absolutamente compulsiva e extraordinária. É um bom livro. Mas é mais um livro. Mais um livro sobre a Índia com as suas injustiças sociais. Sim, contém relatos criminosos de até onde pode ir a descriminação sexual, o argumento é excelente, mas a forma de contar a história é muito morninha, assim sem sal.

Nascer mulher pode ser uma maldição e fruto de todos os problemas para uma família que associa ao sexo feminino tudo o que de mau acontece. As mulheres que foram “aceites” (por casamento, claro) têm de gerar meninos; não há qualquer interesse em ter filhas, são um fardo sem qualquer préstimo e há inúmeras formas de se verem livres delas.

Durga cresceu neste ambiente. Sobreviveu à infância e, aos 14 anos, já é considerada culpada da morte dos membros da própria família. Simran é a assistente social que acredita na sua inocência e tenta ultrapassar as paredes de dor em que Durga se refugia e esconde. Simran é diferente, uma mulher indiana que não quis saber do casamento, se dedicou à carreira mas que vive numa constante frustração que tenta minimizar pelo consumo de álcool. Olhada de lado por uma sociedade cuja utilidade que atribui às mulheres é estar à completa disposição dos homens, Simran defende Durga com uma confiança e determinação inabaláveis. Este caso fá-la regressar ao local onde cresceu e enfrentar (uma vez mais) o preconceito em relação às suas escolhas.

Retrato de uma época actual absolutamente deprimente e negra, uma mentalidade que não deverá ter lugar em nenhuma época ou espaço. Revoltante e desconcertante q.b., Kishwar Desai podia ter ido mais além com uma história destas, ficou algures entre o drama e o policial, não sendo na verdade nenhum dos dois.

“A minha experiência dizia-me que, mesmo no século XXI, os hospitais de saúde mental na Índia continuavam a ser, em grande medida, um enorme depósito para as pessoas “inconvenientes” (…) Uma grande percentagem das mulheres que se encontravam nesses hospitais era já de meia-idade, e muitas delas tinham maridos ou famílias que achavam difícil viver com elas, considerando-as demasiados difíceis ou opiniosas. Às vezes, havia problemas de heranças ou casos em que o marido queria voltar a casar. Era de certeza uma opção mais económica do que um divórcio.” (Pág. 101)

Sinopse

Durga tem apenas catorze anos e está demasiado assustada para falar. Ela foi encontrada na mansão onde vivia, rodeada pelos cadáveres dos seus familiares. É a única sobrevivente. A única herdeira de uma imensa fortuna. É também a única suspeita. 
Simran é assistente social, bebedora inveterada e fumadora compulsiva. Esta mulher pouco convencional é a única esperança de Durga, já que apenas ela acredita que a menina pode ser mais uma das vítimas e não a assassina.
Durga e Simran têm em comum origens privilegiadas num país onde as desigualdades sociais são profundas e a realidade é brutal.
À medida que tenta desvendar o mistério daquela noite trágica, a destemida Simran conhece o círculo restrito em que se movimentava a família. De Harpreet, o enigmático tutor de Durga, e a sua mulher desfigurada, à bela Amrinder, a personificação perfeita da alta sociedade, os preconceitos são implacáveis e os segredos são inúmeros. E Simran sabe que não pode descansar enquanto não desvendar toda a verdade…
Um galardoado primeiro romance que penetra no âmago da Índia e da sua luta entre modernidade e tradição.

Asa, 2011

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s