Casamento em Veneza – Elizabeth Adler

ImageAcontece-me várias vezes ser influenciada pela capa de um livro para o comprar e ler ou não. Este é um daqueles casos em que se não me tivesse sido aconselhado por uma amiga com gostos literários semelhantes jamais teria pensado em o ler… com uma capa de romance lamechas (algo que não faz o meu género) ficaria, porém a perder uma história bem engendrada e bem escrita.

O título também não é o mais feliz… talvez tentando captar um grupo de leitores que não creio que se reveja no conteúdo… o original “Meet me in Venice” é, sem dúvida, o adequado, razão pela qual a autora o terá escolhido, certo? Às vezes tenho sérias dificuldades em compreender as opções das editoras…

“Casamento em Veneza”, de Elizabeth Adler é, contrariamente ao que se supõe pelo título, um romance de suspense, suspense e mais suspense… 3 mortes, a história de um colar fabuloso feito com pedras preciosas pertencentes a Cixi – a Dama do Dragão, última imperatriz da China – duas primas antiquárias, Preshy e Lily, que não se conhecem – uma a viver em Paris e a outra em Xangai. Um caçador de fortunas, um escritor angustiado com o seu passado, duas tias multifacetadas. E, de facto, uma atracção por Veneza, cenário de acção. São estes os ingredientes de que é feita esta história de ambição desmedida e tudo o que ela envolve: fazer fortuna à custa do casamento com herdeiras, roubo de campas, falsificação de antiguidades…

Uma história pontuada aqui e ali por um pouco de romantismo, apenas q.b., verosímil ou não, que não tira ritmo à acção, nem adoça em demasia.

Ser rico a qualquer custo aparece-nos como um traço de personalidade comum a algumas personagens, que se atraem e repelem. Um romance cheio de voltas e reviravoltas, de leitura compulsiva e de que gostei. Uma história em que me questionei sobre a ingenuidade e me irritei com algumas características de algumas personagens, onde apreciei os laços de amizade e com que me diverti bastante e sorri abertamente com as tias Grizelda e Mimi, a condessa e a ex-bailarina das Follies…

Este foi o primeiro livro desta autora que li. Gostei e recomendo para umas horas bem passadas. Fiquei com vontade de ler mais um ou outro livro de Elizabeth Adler, sobretudo os que sei que têm enredos semelhantes.

Mas quando o fizer vou voltar a forrar a capa para não me verem por aí a passear um livro com uma capa tão cor-de-rosa como as que a editora escolheu para esta autora, pergunto-me mesmo… será que quem escolheu a capa leu o livro? E quem fez o título? Terá sido mesmo a tradutora?

Sinopse

Embora viva na cidade mais romântica do mundo, Precious Rafferty nunca se apaixonou perdidamente. Até que conhece Bennett James. Estará na altura de se deixar, finalmente, arrebatar pelo romantismo e ter o casamento dos seus sonhos em Veneza?
Do outro lado do mundo, em Xangai, Lily Song, prima de Precious, guarda um valioso e perigoso segredo de família. Quando Lily suplica a Preshy que se encontrem em Veneza e a alerta para os perigos que corre, a vida de ambas vai mudar para sempre.
Entretanto, em Paris, Precious conhece o escritor Sam Knight, um homem cativante, mas desencantado com a vida. Precious sente Sam cada vez mais próximo de si e receia que ele esteja também enredado nesta emaranhada teia de perigo e desejo. Será que Sam também não é quem aparenta ser? Esconderá algum segredo terrível? Em Veneza, Precious terá de serpentear através de um labirinto de traição e sedução para descobrir a quem poderá confiar, de uma vez por todas, o seu coração… e a sua vida.
Empolgante, exuberantemente descritivo e inteligente, Casamento em Veneza é um jogo do gato e do rato com muitas reviravoltas e romances arrebatadores. A mestria narrativa de Elizabeth Adler no seu melhor.

Quinta Essência, 2009

Anúncios

4 pensamentos sobre “Casamento em Veneza – Elizabeth Adler

  1. Curioso, Vera… este foi, dos que já li, aquele de que menos gostei… uma leitura até algo penosa por ser muito romance e pouco suspense, como os outros…
    Aliás… se tivesse começado por este creio que não teria lido mais nenhum da autora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s