Dentro do Segredo – José Luís Peixoto

dentrodosegredo“Dentro do Segredo” não será certamente o livro mais sério sobre a Coreia do Norte. A estranheza dos acontecimentos, relatados pelo espírito crítico do autor, várias vezes me fizeram sorrir. Para logo a seguir meditar sobre a tristeza de tantas mentiras; um povo que acredita, ou tem de acreditar, naquilo que de imediato consideramos falso.

Há situações que chegariam a ser hilariantes se não fossem verdade. Locais tão estranhos e improváveis como os seus nomes sugerem, como o Museu da Amizade Internacional, ou uma total devoção ao Grande Líder que obriga a vénias por tudo e por nada, e uma das minhas favoritas, comemorar o aniversário do Grande Líder depois de morto, considerando que viverá para sempre.

Não encontrei neste livro o brilhantismo literário de José Luís Peixoto, mas a verdade é que esta descrição objetiva manteve-me focada no tema e fez-me analisar constantemente as particularidades deste país. Não há distrações para uma envolvência literária superior, o autor mostra a sua polivalência numa narração que não desvia as atenções do seu propósito.

Um livro de viagens muito bem conseguido para quem aprecia o género, o que é o meu caso.

Sinopse

“Desde o interior da ditadura mais repressiva do mundo, desde um país coberto por absoluto isolamento, Dentro do Segredo. Em abril de 2012, José Luís Peixoto foi um espectador privilegiado nas exuberantes comemorações do centenário do nascimento de Kim Il-sung, em Pyongyang, na Coreia do Norte. 
Também nessa ocasião, participou na viagem mais extensa e longa que o governo norte-coreano autorizou nos últimos anos, tendo passado por todos os pontos simbólicos do país e do regime, mas também por algumas cidades e lugares que não recebiam visitantes estrangeiros há mais de sessenta anos.
A surpreendente estreia de José Luís Peixoto na literatura de viagens leva-nos através de um olhar inédito e fascinante ao quotidiano da sociedade mais fechada do mundo. Repleto de episódios memoráveis, num tom pessoal que chega a transcender o próprio género, Dentro do Segredo é um relato sobre o outro que, ao mesmo tempo, inevitavelmente, revela muito sobre nós próprios.”

Quetzal, 2012

Anúncios

2 pensamentos sobre “Dentro do Segredo – José Luís Peixoto

  1. Recomendo vivamente a leitura de “Os Aquários de Pyongyang” de Kang Chol-Hwan que retrata a experiência pessoal do autor num campo de trabalhos forçados da Coreia do Norte durante dez anos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s