A menina é filha de quem? – Rita Ferro

A Menina é Filha de QuemFoi a curiosidade que me levou a ler este livro, sem esperar muito dele, confesso.

Com a ideia de que seria um pouco como ler uma revista cor-de-rosa, deixei-me levar pela vontade de querer saber mais acerca da vida alheia, esperando um relato de festas e futilidades, mas tendo lido afinal as memórias (muito bem escritas) de uma mulher bastante interessante. Ou seja, foi como levar um estalo na cara, “ora toma lá para não seres preconceituosa”!

Possivelmente não o teria lido se não tivesse chegado até mim pela “Roda dos Livros”.

Rita Ferro tem uma enorme lucidez a avaliar o próprio meio, a descrever a futilidade de quem vive da aparência, a denunciar que a posição social não passa disso mesmo, um mero estatuto atrás do qual se escondem pessoas que, muitas vezes, nem têm dinheiro para “fazer cantar um cego”. Observadora desde cedo, grande parte das descrições deste livro chegam-nos pelos seus olhos de criança.

Pode considerar-se um privilégio ter nascido e crescido num ambiente extremamente culto, pois a família do pai vivia para a literatura, para a poesia, para as tertúlias. Por outro lado, a mãe, de raízes aristocráticas, deu-lhe uma educação típica dos “filhos-família”, cheia de regras sociais inquestionáveis mas com pouca essência. Curiosa a forma como, muitas vezes as famílias-bem não diferem assim tanto das famílias mais pobres ou até disfuncionais, a distribuir estalada e castigos pelos filhos, muitas vezes sem motivo lógico. No fundo, todas as famílias têm o seu quê de esquizofrénico, independentemente do dito “status”.

Interessante como a sua relação com a família e a sua educação influenciou a sua vida adulta, as suas opções amorosas e profissionais; como de resto influencia todos nós.

Por vezes cáustica, outras divertida, algumas vezes distante e melancólica em relação ao passado, sempre muito emocional quando tudo agora são memórias.

Vale a pena ler.

Sinopse

“Depois de ter perdido a mãe, em Agosto de 2010, Rita Ferro volta ao passado para saber de si. A viagem é penosa porque as pessoas são as mesmas, mas ela não se reconhece. Quem é aquela menina? Com que sonha? Que espera da vida? O que a defrauda? E como conseguem os seus, tão cheios de regras, ensiná-la a voar? Por ela respondem as memórias mais marcantes: o primeiro amor na Primária, os namorados de Verão, as primas direitas que se ficam num desastre brutal, as vezes que ela própria se cruzou com a morte, os avós públicos e privados, o pai e, sobretudo, a mãe, difícil de chorar pois toda a vida fez rir. Uma viagem que começa nos anos 50 e atravessa toda uma época de escuridão e mansidão, em que a obediência e o mimetismo são encorajados, por onde passam figuras conhecidas de todos nós como Fernanda de Castro, António Ferro, António Quadros, Ruben A., Almada Negreiros, Natália Correia, Ary dos Santos, David Mourão- Ferreira e até Fernando Pessoa.”

D. Quixote, Outubro 2011

Anúncios

6 pensamentos sobre “A menina é filha de quem? – Rita Ferro

  1. Olá Marcia,
    Por acaso tenho bastante curiosidade em ler este livro. Gosto muito dos livros da Rita Ferro, acho que é uma escritora um bocadinho “injustiçada” precisamente por esse preconceito de que falas (o mesmo que me levou a não ler Rosa Lobato de Faria, escritora de que agora gosto tanto).
    Boas leituras

    • Pois… achei este livro muito bom, acima de tudo verdadeiro, um relato muito honesto com descrições únicas e muito espirituosas…

  2. Olá Marcia, este é mais um dos que está na pilha de leitura… já li alguns livros da Rita Ferro e neles encontro sobretudo crítica social e de costumes com pouco cor-de-rosa… e tenho gostado bastante.
    Mas compreendo-te… às vezes o preconceito faz-nos deixar de lado alguns autores/livros até alguém no-los fazer descobrir… em boa hora 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s