O Último Livro – Zoran Živković (Cavalo de Ferro)

cf-livro

Uma livraria é escolhida. Há um livro, O Último Livro, multifacetado, que vai sendo escrito ao longo de uma semana. Não há problema pegar nele desde que não o abra, pois será surpreendido com a morte sem deixar rasto. Que misterioso livro é este que provoca tanta celeuma e morte e mais celeuma ainda? E se…

E se um dos personagens é o prolongamento do autor do livro? E se o livro foi escrito por um dos personagens? E se o autor e um dos personagens é uma e a mesma pessoa? E se a realidade e a ficção se cruzam? Será nesse cruzamento de realidades paralelas o local onde quem quer que abra O Último Livro morre? Sendo O Último Livro de leitura obrigatória, teremos também de nos tornar personagens da obra para estarmos a salvo.

Excertos:

Zoran-Zivkovic

“Nada naquela morte fazia crer que tivesse sido causada por um acto violento, portanto não havia indícios que justificassem a abertura de uma investigação. Mas a proprietária da Livraria Papyrus entrou em pânico. Era a primeira vez que alguém perdia a vida na sua loja. Telefonou em primeiro lugar para a polícia e logo a seguir chamou uma ambulância.” (p. 7)

“- À primeira vista poderíamos pensar que tiramos o máximo partido de um paciente, que é exactamente o oposto de um ladrão. Mas ele provoca-nos as maiores dores de cabeça.
– O oposto de um ladrão?
– É verdade. Ele não rouba livros; trá-los para a loja. Mesmo quando estamos de olho nele, consegue sempre colocar sorrateiramente um dos seus próprios livros na prateleira.” (p. 21)

Anúncios

Um pensamento sobre “O Último Livro – Zoran Živković (Cavalo de Ferro)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s