Histórias do fim da rua – Mário Zambujal

historiasdofimdaruaMais um livro de Mário Zambujal, autor que descobri recentemente, o que não deixa de ser estranho dado que a sua carreira já é longa.

Ao terceiro livro posso dizer que considero que a escrita é muito própria, com um estilo característico, uma linguagem que por vezes parece inventada e cujas personagens me fazem sempre lembrar a série “Duarte & Companhia”. Alguma nostalgia de uma geração a que não sei bem se pertenço, na medida em que o salto geracional é cada vez mais curto. Mas a memória permanece e estes livros levam-me sempre numa viagem no tempo, quando era miúda e brincava na rua, quando me ria com o Duarte & Companhia muitas vezes sem perceber nada.

Boa disposição garantida, sátira de qualidade e, o que quanto a mim é um ex-libris do autor: o aportuguesamento de termos estrangeiros, escrevendo tal como soam. Por exemplo aftarshaive. Muito bom!

A Rua de Trás é o palco desta aventura. Com descrições absolutamente deliciosas dos seus moradores, o português típico dos bairros de Lisboa. As relações entre a vizinhança, algo completamente perdido com a proliferação dos prédios e das casas tipo “caixas de fósforos”. Situações caricatas que fazem rir, descritas de forma que parece que vamos a passar lá na Rua.

E claro, uma história de amor, Nídia e Sérgio nas ruas da amargura, num casamento à beira do fim.

Recordações de uma rua condenada, em que desabam prédios e se perdem tradições. A evolução que aniquila a História. Gostei muito.

Sinopse

“Histórias do Fim da Rua, uma novela que decorre numa velha rua de Lisboa, condenada a desaparecer devido aos planos urbanísticos. O mesmo destino parece aguardar o casamento de Sérgio e Nídia, moradores recentes na casa nobre da artéria humilde. Os passos do romance ameaçado cruzam-se com os alvoroços e memórias dos habitantes de sempre, numa narrativa plena de sensibilidade e humor. Mais uma obra onde Mário Zambujal conduz o leitor ao riso, ao sorriso e à reflexão.”

Clube do Autor, 2012

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s